sexta-feira, 9 de abril de 2010

Batalha de Fyrisvellir

A Batalha de Fyrisvellir foi uma batalha pelo trono da Suécia, que foi travada no 980 sobre a planície chamada Fyrisvellir, onde situa-se atualmente Uppsala, Entre Eric, o Vitorioso e seu sobrinho Styrbjörn o Forte.

É mencionada em inúmeras fontes medievais, como Eyrbyggja saga, saga Knýtlinga, saga Hervarar e Saxo Grammaticus 'Gesta Danorum (Livro 10), mas a descrição mais detalhada é encontrada na curta história Styrbjarnar þáttr Svíakappa.

Antecedentes

Styrbjörn tornou-se o rei mas queria acumular uma força ainda maior, a fim de levar a coroa da Suécia, que Thing negou-lhe sobre a morte de seu pai, a morte de envenenamento de que ele suspeitava o tio Eric.

Styrbjörn saqueou em toda parte no recém-criado reino da Dinamarca, até que o seu rei Harald pediu uma solução. Harald deu sua filha Tyra como esposa a Styrbjörn e ele foi embora, mas voltou para a Dinamarca.


Marinheiros dinamarquês, quadro
pintado em meados do século XII.

Ele obrigou os dinamarqueses a dar-lhe 200 navios e marinheiros, levando com ele, o próprio rei. Ele, então, partiu para a Suécia com a sua armada de navios.

Batalha

Quando Eric soube que os navios tinha entrado em Mälaren, ele enviou Fiery Cross em todas as direções e acumulou o juntou seus homens em Uppsala. Þorgnýr o Lagman, um homem muito sábio, aconselhou Eric a colocar estacas para impedir a passagem dos navios para Uppsala. Quando Styrbjörn chegou com os seus navios e viu que não poderia navegar mais, jurou nunca deixar a Suécia, vencendo ou morrendo. A fim de incentivar os seus homens para lutar até a morte, ele incendiou os navios. O Rei Harald, no entanto, não quis participar junto com seus marinheiros desta batalha.

Styrbjörn engoliu seu orgulho por esta traição e marchou em direção Uppsala com seus homens. Quando os suecos ameaçaram parar seu avanço na floresta, Styrbjörn ameaçou iniciar um incêndio na floresta, convencendo os suecos a deixar Styrbjörn e seus homens passam pela floresta sem danos. Þorgnýr disse ao rei Eric para amarrar o gado e aproveitá-los com lanças e espadas. Quando o inimigo se aproximou do Fyrisvellir, os escravos levaram o rebanho em direção das tropas inimigas, causando estragos em suas fileiras. No entanto, Styrbjörn reorganizou suas fileiras. A luta durou todo o dia e à noite houve um impasse. No dia seguinte, também terminou em empate, apesar do Rei Eric receber grandes reforços.

Durante a noite, Styrbjörn fez sacrifícios a Thor, mas o deus-barbudo vermelho mostrou-se irritado e previu uma grande derrota. Eric, por outro lado, foi para o Templo de Uppsala e sacrificou a Odin. Um homem alto, com um manto azul e um chapéu de abas largas mostrou-se a Eric. Odin, que deu a Eric uma bengala e disse-lhe para jogá-la sobre os inimigos e dizer "eu darei tudo de mim para Odin".


Depois da batalha de Fyrisvellir, por Mårten Eskil Winge (1888).

No terceiro dia, Eric obedeceu ao comando de Odin e uma chuva de flechas caiu sobre as tropas de Styrbjörn, uma saraivada de que os homens chamaram "Setas de Odin". Quando Styrbjörn entendeu que tudo havia acabado, ele gritou a seus homens para defender e lutar, meteu a bandeira no solo e correu para o exército sueco com o seus melhores guerreiros. Depois de poucos dias seus homens fugiram.

Conseqüências

Após a vitória, o Rei Eric prometeu uma grande recompensa a quem pudesse compor um poema sobre a vitória. Entre suas fileiras foi um islandês chamado skald, imediatamente compôs um poema sobre a vitória, o rei o recompensou com uma pulseira de ouro.

Com resultado desta batalha, o rei Eric ficou conhecido como "o vitorioso".

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: